sábado, 29 de novembro de 2014

Sereias do Aventureiro


Pureza das mulheres que trazem no olhar a luz de Iemanjá... aquelas que nasceram e escolheram dedicar suas vidas literalmente de frente ao mar...são as sereias do Aventureiro, casa de Iemanjá odoiá. Na constância  das águas vem as ondas nos contar a verdade da vida pelo balanço do mar, o vai e vem que não pára de jorrar, a abundância e prosperidade que Iemanjá vem proporcionando aqueles que sabem lhe enxergar. Nesse final de 2014, somente agradecimentos a minha mãe Iemanjá que veio abrindo os caminhos e mostrando estradas. Pela verdade da grande mãe, Janaína mostra sua luz e lava toda tristeza de seus filhos renovando suas almas para o novo entrar, basta coragem para se jogar nos braços de Iemanjá. 

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Palavra do índio Tafki-a

A mente mente muito, viva o hoje e entregue sua vida a alegria e ao canto junto aos seus familiares.  Essas são algumas das palavras que o índio Tafki-a, da tribo Fulniô  de Pernambuco, compartilhou em sua última visita ao Rio de janeiro, quando esteve nos abençoando com sua alegria e ensinamentos da terra.

É sempre uma grande benção ter a oportunidade de escutar pessoas como o Tafki-a, que convive não apenas com as verdades da terra, mas também transita pela nossa civilização, trazendo-nos um novo olhar de quem somos a partir de suas impressões sobre nós brancos.

Nesse dia pude sentir a força de sua mensagem para minha própria vida, meu espírito se resplandeceu com o apelo de Táfki-a para que prestasse mais atenção no agora, na dádiva da vida e na onipresença do Grande Espírito através da natureza. No simples contemplar e no embalo da vida, deixando as águas  levar nossas preocupações com o amanhã, separando meu espaço sagrado para o cultivo do amor por mim mesma!!!!



  Ahow Fulniô.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Encontro de tradições da terra

Volta ao útero da mãe terra; conexão entre ventre, coração e espírito; sinergia vibracional e oração com o grande espírito traduzem nessa ordem a essência do encontro de tradições entre a tenda do suor, dança do sagrado feminino, tai chi chuan e a cultura da tribo fulniô que integraram trabalho espiritual na casa Tebekato no Rio de Janeiro. 

Conduzida por Carlos Sauer e Lino Py, a tenda do suor estabeleceu contato com antiga tradição de índios norte americanos. Na escuridão de lonas sobre paus e no calor de pedras vindas direto da fogueira, se forma a tenda do suor, onde orações e resgates individuais são feitos pelo embalo de cantos indígenas. “ É uma volta ao útero da mãe terra, um renascimento para seguirmos nossa vida focados no positivo.”  Falou Sauer. 

Depois de enfrentarmos o calor e a escuridão que vira nossos olhos ao avesso, nos obrigando a enxergar a escuridão interna, a saída da tenda é mesmo um renascimento que dá luz a confiança no processo da vida.

Intensificando esse renascimento, índios da tribo Fulniô de Pernambuco compartilharam sua forma de orar ao Grande Espírito pelo canto e pela dança. O som dos tambores junto ao canto fulniô  abriu um portal para as verdades da terra, para a força dos povos que precisam apenas dela para sobreviver.

Nutrindo a mesma essência dos Fulniô, da oração pela alegria e pela dança, Aparecida Sauer conduziu a dança do sagrado feminino, centralizada na consciência de atentar para energia que sai dos movimentos do quadril, conectando essa força com o coração e espírito, numa celebração a vida e a Grande Mãe. 

Foi uma linda união, mostrando como a essência de diferentes culturas tradicionais se confunde numa mesma verdade: o amor a terra e ao próximo. 



quarta-feira, 7 de maio de 2014

Do Havaí a Deusa Pele se faz presente em nossa existência

O poder do agora é Pele em nossas vidas. Ela é o poder do fogo, das paixões que ardem dentro de nós e temos que governá-las como se fossem carros desenfreados em meio ao turbilhão que é conciliar esses desejos e administrar a vida diária, que faz com que nossos sonhos entrem na fila de espera do depois das obrigações.
Essa com certeza é uma luta humana que está na história da deusa Havaiana Pele ao se jogar no oceano em busca de sua felicidade, quando saiu do Taiti e veio formando as ilhas vulcânicas que constituem o arquipélago do Havaí.

Na tradicional religião dos povos havaianos, a Huna, a deusa Pele é considerada detentora de grande poder, inclusive da atual existência das ilhas, uma vez que vive dentro do vulcão ativo Kilauea, que se entrar em erupção todas as ilhas podem ser destruídas.  Essa representação de poder da Pele através do kilauea, evidencia a relação de respeito entre o homem  e a natureza presente na Huna. 

Na tentativa de entender melhor a essência de Pele e sua representação na atuação de nossas vidas, parti para a Big Island no Havaí com minha pequena câmera. Tive experiências místicas junto as mulheres que lá encontrei e que dão voz a deusa no documentário Mahalo Pele, que é um dos caminhos da minha busca pela verdade e sentindo da existência humana. Espero assim somar ao próximo compartilhando esse caminho de minha busca, reafirmando a preciosa função das religiões tradicionais de nos ajudar a enxergar a vida pelo angulo da natureza, do dentro para fora....  Para os mais curiosos sobre a Deusa Pele podem ir em: Pelehonuamea

Aloha!!!!   

terça-feira, 6 de maio de 2014

Amor Caiçara e os Segredos de Suas Uniões

Nesta primeira parte do documentário feito sobre o amor caiçara na Ilha Grande-RJ em 2010, eles revelam como se relacionam e dão dicas e segredos sobre o sucesso de suas uniões duradouras e felizes.

Casais como seu Jorge e Dona Esmeralda falam da união que gerou 12 filhos e como encaram o dia-a-dia de suas vidas em conjunto.

Sem dúvida é um convite a reflexão sobre os parâmetros que regem os relacionamentos nos grandes centros.

 Se quiser ver a segunda parte do vídeo:  Encanto Aventureiro